domingo, 3 de janeiro de 2021

Igreja Adventista do Sétimo Dia do Jardim América


Igreja Adventista do Sétimo Dia

“Jardim América”


Clique e Veja as fotos

Visita ao Terreno

A Igreja de Madeira

A Igreja já foi no Colégio

Construção IASD Jd. América

Inauguração IASD Jd. América

Revista Adventista - Inauguração

Essa é a minha Igreja

Reforma da IASD Jd. América

Outros Momentos

Avenida Edmundo de Souza

Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale

Clube de Aventureiros Pedras Preciosas


Todo projeto nasce de um sonho. E o sonho de Edmundo de Souza, homem zeloso com as coisas de Deus, sempre um visionário, um empreendedor era erigir uma Escola Adventista e uma grande Igreja.

Com este intuito, adquiriu um terreno com 3.363 m² no dia 13 de Outubro de 1975, no Bairro do Jardim América, em Jacareí – SP, ocasião em que muitos o criticaram pela escolha do terreno, num bairro tão retirado. Numa rua de terra, sem expressão, sem movimento, sem água. Ligando o nada para lugar algum.

Em Julho de 1979, na gestão do Pastor Moisés Lavra, adquiriu e armou uma tenda de madeira no terreno, onde se reunia a cada sábado, apenas com sua Classe da Escola Sabatina, para que as pessoas se acostumassem com o local.

Em 1980, iniciou-se a construção da Escola Adventista de Jacareí, que foi Inaugurada em 1982.

Em Fevereiro de 1983, na presença do Pastor Distrital Ronaldo de Oliveira, foi organizado oficialmente o Grupo do Jardim América, com eleição da sua diretoria, tendo o Irmão Edmundo de Souza, como Ancião e os demais oficiais eleitos: Maria Lucia de Souza, José Bispo da Silva, Olga Motta Cerqueira da Silva e Rusiléa Elisabeth Lopes Campos. Durante esse processo todos se reuniam na referida escola. Em 16 de Novembro de 1985, sob a Presidência do Pastor Jairo de Oliveira, Tesoureiro da Associação Paulista Leste e na presença do Pastor Distrital, Benito Raimundo, foi organizada como Igreja, composta por 37 membros.

Apesar da euforia do irmão Edmundo de Souza, houve muita resistência por parte de Irmãos incrédulos que duvidavam que uma igreja num bairro tão retirado pudesse prosperar. Ele não se intimidou e mais uma vez, lançou outro desafio, construir uma grande Igreja ao lado da escola. Questionado por que tão grande. Ele respondia: Porque meu Deus é o maior. E mais uma vez liderou a campanha para a construção, bem como dedicou grande parte do seu tempo e de seus recursos pessoais, para o levantamento daquela que se tornaria a maior Igreja Adventista da Associação Paulista Leste, durante muitos anos.

A obra foi rápida, pois foram levantadas colunas metálicas para a sustentação do telhado, que, após coberto, teve suas paredes laterais fechadas com alvenaria. Em poucos meses, num curto espaço de tempo, as obras estavam na fase de acabamento. Assim eram as características das obras que Edmundo tocava, em ritmo acelerado, quase alucinante.

No dia 04 de Outubro de 1986, na gestão do Pastor Benito Raimundo, a Igreja Adventista do Sétimo Dia do Jardim América foi Inaugurada, com uma grande festa, que contou com aproximadamente 800 pessoas. Dentre elas várias autoridades eclesiásticas, como o Pastor Ralph Thompson, Secretário da Conferência Geral; do Secretário da Divisão Sul Americana Pastor Mário Veloso; do Secretário da União Central Brasileira, Pastor Pável Moura e do Presidente da Associação Paulista Leste, Pastor Arno Koehler.

Contudo, os dias seguintes formavam um quadro desalentador. Um grande desafio! Uma Igreja preparada para receber 600 pessoas assentadas, reunia-se apenas cerca de 60 pessoas. Mas Deus estava no comando. Em Janeiro de 1990, o Jardim América recebeu reforços vindos com o fechamento da Igreja Central, localizada na Rua Dr. Pompilio Mercadante, para o fortalecimento de ambas. Esta união durou até Outubro de 1992, quando foi novamente reaberta.

Os anos se passaram e a Igreja Adventista do Sétimo Dia do Jardim América foi se multiplicando naturalmente, atingindo número expressivo de membros, cerca de 400, em 2001, na gestão do Pastor Cezar Augusto Camacho.

Durante muitos anos o Jardim América foi utilizado pela Associação Paulista Leste, como centro de ordenação de Pastores. Pelo seu tamanho anualmente os novos pastores aqui vinham com suas famílias para uma grande festa.

Da Igreja Adventista do Jardim América, saíram membros que formaram novas igrejas, como a do Esperança e a do Igarapés, além do Grupo do Jardim Califórnia, em 2002, que depois originou a Igreja do Rio Comprido. A Igreja do Parque Meia Lua e a do Bandeira Branca, foram fundadas por iniciativas Evangelísticas do Jardim América.

Em Outubro de 2003, quando o Jardim América completou 18 anos, a Igreja ganhou de presente um projeto de reforma. O teto de lambril sofreu a ação de cupins e começou a desabar; o sistema elétrico estava comprometido, o carpete gasto e com mau cheiro, dentre tantas outras coisas.

Por iniciativa desta vez, do Irmão Edmundo de Souza Júnior, uma reestelização mais moderna  para a parte interna da Igreja foi projetada pelo arquiteto da Missão Paulista do Vale – MPV, Robson Siqueira Gonçalves, à despeito de não haver dinheiro em caixa.

Em dois meses e meio, sob o comando e supervisão diária do Irmão Edmundo de Souza Junior, a demolição do velho e a construção do novo foram feitas: Novos Hall de Entrada, Mezanino, Forro em PVC Branco, piso em porcelanato, novo design para a plataforma, telão, iluminação e rede elétrica, pintura artística nas paredes do corredor das salas das crianças, alarme, pintura interna, bancos estofados, móveis, piano, equipamentos de som, etc.

A Igreja pôde ajudar e participar ativamente na reforma, com suas posses, cada um conforme propôs seu coração.

Em 27 de Dezembro de 2003, a Igreja foi reinaugurada, na presença de autoridades eclesiásticas tais como: Pastor Edson Rosa, Secretário da União Central Brasileira, Pastor Paulo Stabenow, Presidente da Missão Paulista do Vale, Rubens Carvalho Benedicto, Tesoureiro da Missão Paulista do Vale, Ítalo Manzoli, Ministerial da Missão Paulista do Vale, Enildo Nascimento, Departamental de Educação, entre outros.  Durante a Cerimônia, o Pastor Paulo Stabenow, dirigiu-se a Edmundo de Souza Junior, com as seguintes palavras: “O Filho seguiu os passos do Pai, dando continuidade à obra iniciada por ele”.

Dirigiram a Igreja do Jardim América, os seguintes Pastores:

1985 a 1988: Pastor Benito Raimundo

1988 a 1991: Pastor José Edilson Félix da Silva

1991 a 1994: Pastor João Augusto César

1994 a 1995: Pastor Antonio Ribeiro de Oliveira

1995 a 1996: Pastor Iziel Miranda

1996 a 1997: Pastor Ronaldo Barreto Sales

1997 a 2000: Pastor João Batista da Silva

2000 a 2001: Pastor José Edilson Félix da Silva

2001 a 2002: Pastor Cesar Augusto Camacho

2002 a 2005: Pastor Genival Teixeira Correa

2005 a 2008: Pastor Rafael Ayala da Silva Rossi

2008 a 2010: Pastor Marcelo Palma Rezende

2010 a 2013: Pastor Ricardo Pablo Cisneros Chaves

2014 a 2019: Pastor Ezequias Melo de Freitas Guimarães

2020 a 2021: Pastor Dirceu Zanella

Em Julho de 2005, a Igreja Adventista do Sétimo Dia do Jardim América foi agraciada com a vinda da Rede Novo Tempo de Rádio e Televisão para Jacareí – SP, mais uma vez contando com o apoio e participação direta do Irmão Edmundo de Souza Junior. Um número expressivo de famílias reforçou as trincheiras da Igreja, formando um exército poderoso de líderes, jamais visto ou sonhado por seus membros, que certamente multiplicarão as almas sinceras no caminho do Senhor. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário