Como Tudo Começou

 

 

“ COMO TUDO COMEÇOU “




Joanna Macedo de Souza

 

Por volta de 1930, Joanna Macedo de Souza, pertencente a Igreja Cristã Evangélica, teve seu interesse despertado por um folheto da Igreja Adventista do Sétimo Dia encontrado no portão da sua Chácara, na altura do Nº 1001 da Rua Barão de Jacareí.


Escreveu para o endereço impresso da Associação Paulista, que em menos de um mês enviou-lhe um colportor, que chegou a cidade de trem. Joanna hospedou-o em sua casa, enquanto recebia uma série de estudos bíblicos que culminou com seu batismo, realizado pelo Pastor Margarido , sogro do Pastor João Linhares.



Pastor Manoel Margarido

Regularmente, Joanna reunia a família para os cultos, com as pessoas que ia evangelizando: sua irmã mais velha Maria Candelária, Geralda Lourenço, Maria Moraes dentre outras.


Com o passar do tempo, somaram-se a estas Carlota Rasquini, Marta Maquart, Ana Arouca, Ondina e Nair Candelária (filhas de Maria Candelária). Ainda em 1930, Ana Vieira de Macedo, mãe de Joanna, aceitou a verdade Adventista antes de falecer.




Em torno de 1935, mudou-se para Jacareí, Francisca Ribeiro, adventista vindo de Conselheiro Lafaiete - MG, batizada pelo Pastor Germano Ritter. No Sábado, descobriu o grupo que se reunia na casa de Joaninha (como Joanna era conhecida), e uniu-se a ele com suas filhas: Ruth, Anita, Marta e Nice.



Anita, Francisca e Marta

O grupo, com maioria esmagadora de mulheres, passou a se chamar Igreja das Mulheres. Naquela época cresceu tanto, que precisou ser alugada uma casa na mesma Rua Barão de Jacareí, na altura da antiga Padaria MD.


Em 1947, Edmundo de Souza, filho de Joanna, construiu um salão ao lado de sua casa, à Rua Barão de Jacareí, nº 985, que foi usado como nova sede da Igreja.


Dois anos depois, em 14 de Maio de 1949, Edmundo de Souza e sua esposa Maria Lucia de Souza, foram batizados nas mesmas águas em que Joanna havia sido batizada, na sua Chácara, pelo Pastor Osvaldo Azevedo.



Esse Prédio no passado recebeu o nome de Marreli


Em 1953, foi realizada uma Série de Conferências no Clube Marrelli, feita pelo Pastor Luiz de Freitas e tinha como Obreiro que depois se tornou Pastor. Pr. Antonio de Oliveira (Pr. Toninho).



Pastor Luiz de Freitas e Pastor Antonio de Oliveira (Pr. Toninho)


Em 1954, Edmundo de Souza, mobilizou o grupo para construir a primeira igreja organizada de Jacareí, à Rua Pompílio Mercadante, nº 203 - Centro. Não poupou esforços físicos e recursos próprios, para atingir o objetivo. A este tempo, o grupo ja possuía reforços como o irmão Geraldo Costa, que era o pedreiro Chefe da Obra.



Geraldo Costa

Na inauguração da Igreja, agora um Templo Adventista, compareceram o Presidente da Associação Paulista, Pastor João Linhares e o da União, Pastor Nahor Klein.



Colpotores José Siqueira e Francisco Siqueira

Ao longo dos anos, trabalharam nesta Igreja colportores como José Siqueira e Francisco Siqueira e Pastores como Pr. Emanuel Zorub, Pr. Alcides Campolongo, Pr. Carlos Tavares, Emílio Azevedo, dentre tantos outros.




Pastor Emanuel Zorub e  Pastor Alcides Campolongo



 

Pastor Carlos Tavares e Pastor Emílio Azevedo

Visitantes Ilustres também passaram por aqui, como Pastor Rodolfo Belz, Domingos Peixoto e muitos outros.




Em 04 de Setembro de 1979, a Igreja foi abalada por um ato criminoso, sofrendo um incêndio de grandes proporções, Durante meses ficou sem condições de uso, ocasião em que os membros se reuniam somente aos Sábados, na Igreja Católica do São João; Igreja oferecida graciosamente pelo Pároco local.

 

Uma Igreja que deixou saudades, porém com o progresso de Jacareí, não tinha mais condições de funcionar naquele local. Foram muitos momentos que a palavra de Deus foi pregada para muitos Jacarienses.


Enfim, ela foi mudada para nova Igreja Adventista Central de Jacareí, que foi construída na Rua Benedito Antonio de Souza, no mesmo lugar onde deu-se início a pregação Adventista na Cidade de Jacareí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário